terça-feira, 30 de março de 2010

Minha experiência no CanalCiência

Durante um ano participei do programa de divulgação científica do IBICT, como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, onde tive contato mais estreito com esta temática tão cara, não só à Ciência da Informação, mas também ao desenvolvimento da Ciência nacional.

Esse Programa, materializado no portal CanalCiência, revela a necessidade de contribuir para a popularização da ciência e da tecnologia ao público leigo, pois não há dúvida de que ambas são essenciais ao desenvolvimento econômico e social do país. Além dessa perspectiva, que reflete a possibilidade de ações concretas na área de política científica, existe a questão técnica impondo duas preocupações primordiais, uma referente à forma e a outra ao conteúdo.

A primeira está relacionada à obediência das normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. A segunda remete ao registro das fontes autorais. Isso é fundamental para que o Portal ganhe legitimidade para a comunidade científica.

A estrutura do Portal deve satisfazer às necessidades de seus potenciais usuários, na medida em que se deve atender à uma necessidade de busca. Essa necessidade está diretamente relacionada à busca de informação relevante, e não de qualquer informação. Nesse sentido, é necessário que o Portal seja elaborado como um espaço de comunicação específica, voltado exclusivamente para ciência e tecnologia.

A segunda preocupação remete ao registro de fontes. Por ser um canal de comunicação que dissemina informações produzidas em outros canais, torna-se primordial registrar as fontes como um princípio ético básico. Dar fidedignidade e legitimidade ao que foi produzido valorizando o autor do conteúdo.

Destaco aí o compromisso que um programa como o do CanalCiência deve ter não só com a comunidade científica especificamente, mas, principalmente, com toda a sociedade. Pois não resta dúvida que essa é uma tarefa que visa divulgar, em linguagem simples, para o público leigo, a produção científica e tecnológica nacional, que é pensada e trocada originalmente no meio acadêmico.

Recomendo que leiam o artigo sobre as aplicações do CanalCiência como instrumento educacional, publicado pela Profa. Dra. Lena Vania Ribeiro Pinheiro, do IBICT, e Márcia Rocha, funcionária do IBICT, responsável técnica do CanalCiência, disponível em http://www.dgz.org.br/out09/Art_02.htm.